06 maio 2010

Informações sobre a Quinoa ((vale a pena ler))


A Quinoa ou Quinua é uma planta nativa do Peru, Colômbia e Chile, que produz um grão pequeno muito consumido pelas tribos Andinas na Bolívia. No Brasil ela começou a ser conhecida e pesquisada na década de 80 pelo Embrapa.
Um cereal riquíssimo em protéina, que ajuda a ganhar massa muscular para os praticantes de exercícios físicos, é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, então leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, evitando o excesso de insulina, rico também em vitaminas e minerais.
Mas o que chama a atenção nesse grão é a combianção de aminoácidos (componentes de proteínas). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, dois desses que é exclusividade de alimentos de origem animal, por isso é tão importante na formação da musculatura e aceleração do metabolismo, ajudando então a queima de gorduras.
A QUINUA possui 23% de proteína de alto valor biológico, 20% de gordura e o restante de carboidratos, vitamina B1, B2, B3, B6, C e E, minerais como: Ferro, Cálcio e Fósforo. Tem qualidade nutricional melhor que qualquer outro grão. Dentre os aminoácidos, ele também possui a lisina, que é responsável para ajudar a fortalecer a imunidade e melhorar a memória. Apesar desse alto índice de proteína, o grão não possui o glúten, proteína encontrada no trigo, o que impede muita gente alérgica de consumir pão, macarrão ou biscoito. As fibras controlam o funcionamento do intestino, absorção de glicose e colesterol.
Foi considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) e pela Academia de Ciências dos estados Unidos, o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. Foi selecionada pela NASA para integrar a alimentação dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por ter um alto valor nutricional.
É indicado para atletas, mulheres na menopausa e celíacos.
A proteína que este cereal contém, é responsável pela elasticidade das fibras musculares, auxilia a recuperação de células e tecidos lesionados e estimula a produção de enzimas e hormônios.
Hoje podemos encontrar a quinua em grão, flocos, farinha e diversos produtos feito a base desse grão. Um cereal que está tomando conta do mercado de produtos naturais e suplementos.

SOPA DE QUINUA COM LENTILHAS - 4 pessoas
2 colheres de sopa de óleo de oliva 1 cebola grande cortada 2 dentes de alho picado 2 talos de salsão cortados 1 cenoura grande picada 2 litros de caldo de sua preferência 150 ml de vinho branco 1 xícara de lentilhas já cozidas 1 xícara de quinua já cozidas com vinho branco
Modo de preparo: Refogue a cebola, o alho, salsão e a cenoura no azeite. Acrescente o caldo e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios. Adicione a lentilha e deixe encorpar. Coloque sal e a quinua já cozidas com vinho branco. Desligue o fogo e sirva.
TOMATES RECHEADOS COM QUINUA
Entradas
8 tomates maduros grandes 1 xícara de quinua cozida 1 cebola cortadinha 1 dente de alho 1 cenoura ralada (talo grosso) Sal e pimenta do reino 60 gramas de queijo Gruyere
Modo de preparo: Lavar os tomates, retirar as sementes sem cortá-los ao meio só a tampa. Refogar a cebola o alho e a cenoura. Acrescentar a quinua o queijo Gruyere em pedaços, o sal e a pimenta. Desligar o fogo e rechear os Tomates e polvilhar com queijo parmesão. Levar ao forno 180 °C durante 20 minutos.

SALADA DE QUINUA COM TOMATE CEREJA, QUEIJO DE CABRA E MANJERICÃO - 2 pessoas
1 xícara de quinua cozida por 15 minutos com uma pitada de sal. Reservar na geladeira até esfriar 8 unidades de tomate cereja cortados em quatro 1 xícara de manjericão (folhas frescas) 150 ml de azeite extra virgem 5 unidades de nozes, sem casca 50 gr de queijo de cabra fresco em cubos Sal a gosto Pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de preparo: Bater no liquidificador o manjericão, nozes e azeite até obter uma pasta homogênea. Temperar o manjericão com sal e pimenta a gosto. Misturar a Quinua com; tomates cerejas, queijo de cabra em cubos e o manjericão a gosto.Retirar o tempero, se necessário e servir a salada fria decorando-a com algumas folhas de manjericão.
SAINT PIERRE COM QUINUA LIMÃO E SÁLVIA
4 filés de peixe Saint Pierre limpos sal e pimenta do reino a gosto 750 ml de água 300g de QUINUA suco de 1 limão 15g de sálvia 120g de ervas finas 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
Modo de preparo: Coloque a QUINUA na água e deixe cozinhar por 10 min, tire do fogo acrescente uma colher de sobremesa de azeite de oliva. Reserve. Tempere os files de peixe com sal, pimenta do reino, ervas e limão, deixe descansar por 20 min. Coloque os filés em uma frigideira anti aderente e grelhe. Arrume a QUINUA em baixo e coloque os peixes por cima, enfeite com sálvia.


Receita de Risoto de quinoa
Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de quinoa real
1 cenoura pequena ralada
1 abobrinha pequena ralada
2 cubos de caldo de legumes
4 xícaras (chá) de água quente
Sal e salsa picada à gosto
50grs de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Em uma panela, leve ao fogo médio o óleo e refogue a cebola e o alho até murchar.
Adicione a quinoa, os legumes e refogue por 5 minutos.
Adicione o caldo de legumes dissolvido na água quente, abaixe o fogo, tempere com sal, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos ou até secar a água.
Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos com a panela tampada.
Adicione a salsa, o parmesão, misture e sirva em seguida.
Dica
O grão da quinoa pode ser utilizado de diversas maneiras: na salada, no arroz, no feijão, no preparo de sopas, refogados, cozidos e carnes.
É um poderoso cereal e tem muito à oferecer para sua saúde.
Rendimento: 4 porções

0 comentários:

Postar um comentário

Peso

 

Moda, Maquiagem e Emagrecimento Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon