27 janeiro 2010

Sibutramina



Um pouco de informação sobre a proibição da SIBUTRAMINA na Europa...


Desde a última segunda-feira, está proibida na Europa a comercialização de um dos produtos mais usados no mundo para emagrecer.

A sibutramina foi banida das farmácias europeias com a alegação de que aumenta os problemas cardíacos nos usuários. A droga, no entanto, continua válida no Brasil, país líder no consumo dos remédios para perder peso.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que ainda não é certo que a proibição da sibutramina chegará ao Brasil. As autoridades brasileiras primeiro vão analisar o estudo que embasou a decisão da Agência Europeia de Medicamentos (Emea, sigla em inglês) para decidir qual medida sanitária será implantada no País.

A Emea utilizou as conclusões do estudo chamado de Sibutramine Cardiovascular Outcomes Trial (Scout) para justificar a proibição. Durante seis anos, 10 mil usuários de sibutramina foram acompanhados e os autores afirmam ter diagnosticado aumento de infartos e derrames entre eles. Os riscos do produto, vedete da indústria farmacêutica para o emagrecimento, foram classificados como maiores do que os benefícios.

A Abbott, em nota, reafirmou a segurança do medicamento, desde que usado para o tratamento de pacientes “obesos, sem histórico prévio de doença cardiovascular e que não têm conseguido perder peso apenas com dieta e exercícios”. Segundo o laboratório, mais de 90% dos pacientes participantes do estudo que resultou na proibição do produto já tinham alguma complicação cardíaca.

Em comunicado divulgado no site da entidade, ela afirma que o estudo Scout “foi feito com indivíduos acima de 55 anos e com alto risco cardiovascular”. Por isso, “as conclusões deste estudo não se aplicam a todos os outros indivíduos obesos mais jovens e que precisam emagrecer”.

A Sibutramina foi desenvolvida no início da década de 80 como antidepressivo, agindo em áreas do cérebro que controlam não somente o humor e a sensação de bem estar, como também o apetite. Em novembro de 2007, a FDA (Food and Drug Adminstration), a agência americana que controla a qualidade de alimentos e medicamentos, aprovou nos Estados Unidos o uso da Sibutramina para o controle do peso. A substância promove um aumento da sensação da saciedade, agindo sobre a compulsão alimentar e como inibidora da sensação de fome.

Segundo o professor de Endocrinologia da Universidade de São Paulo (USP), Geraldo Medeiros, o medicamento pode causar alguns sintomas colaterais. Os mais comuns são boca seca e constipação intestinal. “Raramente se observa efeitos de excitação neurológica central, como nervosismo, agitação e insônia”, afirma.

A unidade de Farmacovigilância da Anvisa, porém, alerta que o medicamento só deve ser prescrito a pacientes que não responderam adequadamente a um regime de emagrecimento devidamente concebido. A recomendação também pode ser feita para pacientes que tiveram dificuldades em atingir ou manter uma perda de peso maior que 5% num período de três meses.

A Anvisa ressalta ainda que a Sibutramina só deverá ser administrada como parte de um tratamento de redução de peso a longo prazo, sob vigilância de um médico com experiência no tratamento da obesidade.

Fonte: IG

O importante é ser FELIZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

0 comentários:

Postar um comentário

Peso

 

Moda, Maquiagem e Emagrecimento Copyright © 2009 Girlymagz is Designed by Bie Girl Vector by Ipietoon